XP é uma metodologia realizada através de ciclos curtos, no qual o fluxo comunicativo é regular e a equipe é receptiva para aglutinar mudanças. Ou seja, os projetos são incrementais: o produto é entregue ao cliente em intervalos regulares, estando apto a mudanças.
Como implementar
Passo 1: Conheça os valores do XP:
- Comunicação: Promover a interação constante entre todos os membros da equipe de desenvolvimento e o cliente;
- Simplicidade: Escolher a solução mais acessível que atenda às necessidades do cliente;
- Feedback: Absorver constantemente opiniões para melhorar o produto e o processo de desenvolvimento;
- Coragem: Ter a grandeza de fazer as mudanças necessárias, mesmo que sejam difíceis.
Passo 2: Adote práticas do XP:
- Programação em pares: Dois funcionários trabalham juntos;
- Testes automatizados: Criar testes para garantir que a solução funcione corretamente;
- Acompanhamento do cliente: Tenha um representante do proponente disponível para esclarecer requisitos e fornecer feedback ;
- Planejar o jogo: Organizar o trabalho em dinâmicas conhecidas como "jogos".
Passo 3: Pratique a simplicidade
- Escolha o caminho mais simples para um problema e evite a complexidade desnecessária. A simplicidade não significa falta de funcionalidade, mas ausência de complicação.
Aplicativos