Conjunto de práticas que visam planejar ações de forma assertiva e em curto intervalo de tempo. Uma das premissas é dividir projetos em tarefas. Existem várias metodologias ágeis diferentes. Algumas das mais populares são Scrum, Kanban e Programação extrema (Extreme Programming, XP).
Princípios gerais
- Divida o projeto em tarefas. Isso facilita a execução e o gerenciamento;
- Defina um prazo para cada tarefa;
- Realize entregas frequentemente. Isso acelera o recebimento de feedbacks (do contratante, por exemplo), bem como dá mais agilidade à resolução de problemas;
- Use uma ferramenta de gerenciamento. Esse recurso monitora o progresso do projeto, gerencia as tarefas e permite a comunicação entre a equipe.
Métodos
- Scrum - São propostos ciclos curtos de trabalho chamados sprints. Eles duram de uma a quatro semanas e tem um objetivo específico. No início de cada sprint, a equipe se reúne para planejar o que será feito e o responsável pela atividade. Durante o sprint, a equipe trabalha em paralelo em várias tarefas e se reúne diariamente para discutir o progresso e identificar desafios. No final de cada sprint, a equipe entrega a solução;
- Kanban - O fluxo de trabalho é dividido em etapas, tais como "a fazer", "em andamento" e "concluído". À medida que as tarefas avançam, elas são movidas para a etapa seguinte.
Aplicativos
Livros
- "Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo", de Jeff Sutherland;
- "Kanban: Mudança Evolucionária de Processos Ágeis", de David J. Anderson;
- "Agile, Scrum e Kanban - Um Guia Prático das Metodologias Ágeis", de Henrique Moura;
- "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo", de Paulo Caroli;
- "Desenvolvimento Ágil com Scrum: Conceitos, Práticas e Reflexões", de Ademar Aguiar.