Se já se pegou lendo as palavras, mas sua mente vagando para outros lugares, você não está sozinho. Manter o foco na leitura pode ser um desafio, mas com as técnicas certas, é possível aperfeiçoar essa habilidade e aproveitar melhor cada página. 

Escolha um período adequado

A imersão na leitura pode atenção e tranquilidade. Por isso, evite ambientes ruidosos ou que resultam em interrupções constantes. Algumas pessoas preferem ler logo quando acordam, outros acham que combina mais com o final do dia. 

Prepare o ambiente

Desligue ou silencie dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, que possam roubar sua atenção. Certifique-se de que a iluminação seja adequada e que você esteja sentado em uma cadeira posição confortável.

Estabeleça seu ritmo

Compreender qual será o andamento da leitura ajuda a manter o foco, pois você sabe que haverá pausas. A cada sessão, você pode ler um número de páginas ou preferir estipular um intervalo de tempo (30 minutos ou uma hora, por exemplo).

Tenha objetivos

Defina o que deseja obter da sessão de leitura. Você pode ter uma visão geral do texto, procurar dados específicos ou compreender conceitos relevantes. Ter um propósito claro ajuda a manter o foco. 

Pré-leitura

Passeie rapidamente pelas páginas antes de ler com mais atenção. Observe títulos, subtítulos, legendas de fotos, gráficos, dentre outros recursos visuais. Em trabalhos acadêmicos, você pode ler o resumo, introdução e a conclusão para ter uma ideia do que o texto busca apresentar. 

Escaneamento

Percorra o texto, mas sem mergulhar profundamente. Isso ajudará a encontrar palavras-chave, trechos que apresentam definições, autores citados etc. O objetivo é entender o texto, mesmo sem ler cada palavra. 

Velocidade

Adote práticas que ajudam a ler de forma mais célere, mas sem prejudicar a compreensão. Você pode utilizar técnicas de leitura rápida, como subvocalização reduzida (limita o hábito de pronunciar mentalmente toda palavra lida) e campo de visão (ajuda a captar uma quantidade maior de texto). 

Use a técnica Pomodoro

Esse método envolve trabalhar intensamente por um período de tempo definido (normalmente 25 minutos) e depois fazer uma pausa curta (5 minutos). 

Marque o texto

Ao destacar trechos importantes, você evita divagações mentais, pois adicionou mais uma camada de envolvimento. Além disso, a prática ajudará a revisar o material.

Anote

Escreva de forma breve em um caderno ou recurso digital o que encontrou de mais relevante no texto e as ideias que o trabalho despertou em você. Não esqueça de registrar também aquilo que não entendeu. Isso facilita o esclarecimento dessas questões.

Rastreamento

Enquanto lê, percorra o texto com uma caneta ou dedo. Isso facilita a concentração, pois guia o olhar para o conteúdo e dita o ritmo da leitura.

Velocidade variável

Há textos mais densos, que requerem mais atenção. Já outros são mais simples. Então, saiba identificar quando diminuir ou acelerar a velocidade de leitura.

Diversifique

Não fique limitado a apenas um tipo de conteúdo. Explore ficção, poesia, biografia etc. Inclusive, ao ler algo que gosta - por exemplo, um livro de fantasia - você absorve a ideia de que ler é benéfico, o que pode facilitar sua relação com livros didáticos.

Ouça

O ideal é ler o livro em formato físico ou e-book. Porém, se a leitura não é um hábito seu, o audiobok pode ajudar na adaptabilidade. Além disso, poderá ter acesso ao conteúdo em diferentes situações. Você pode escutá-lo no transporte público, na academia etc.

Pratique a atenção plena (mindfulness)

Antes de começar a leitura, reserve alguns minutos para se concentrar na sua respiração e acalmar sua mente. Quando estiver mais relaxado e presente, será mais fácil manter o foco na leitura.

Leia de forma imersiva

Lembre-se de que a leitura não se trata apenas de passar os olhos pelas palavras, mas sim de compreender o que está escrito. Se estiver lendo para entender um conceito, leia mais devagar e pare para refletir sobre o que foi lido. Se estiver lendo uma história, tente se colocar no lugar dos personagens e visualize a cena.

Aprenda a ler para além do óbvio

Às vezes, as informações mais valiosas não são expostas explicitamente. Aprenda a ler nas entrelinhas, procurando pistas contextuais e sugestões que o autor possa ter deixado. Isso o ajudará a desenvolver sua capacidade de inferência e compreensão.

Amplie o vocabulário

Marque palavras ou passagens que você não entende e pesquise o significado delas. Isso enriquecerá seu vocabulário e sua compreensão. Outra opção é manter um caderno de palavras novas e revisite-o regularmente. Tente usar essas palavras quando estiver escrevendo para incorporá-las ao seu repertório.

Participe de grupos de leitura

Você terá a oportunidade de discutir suas leituras com outras pessoas, encontrar outras perspectivas e descobrir novos livros para ler.

Imagem via Flickr