De início, você pode se formar via internet. O Ministério da Educação mantém um portal para encontrar cursos à distância. Em emec.mec.gov.br, selecione onde mora e o tipo de credenciamento, que pode ser presencial, EAD, dentre outros. Optar por essa ferramenta auxilia a escolher cursos com respaldo, ou seja, o diploma realmente vale.

Ensino à distância geralmente oferece mensalidades com preço mais acessível. Há até graduações gratuitas. Como as oferecidas pela XP Educação. Essa faculdade virtual promove cursos como bacharelado em ciência de dados e sistemas de informação. A instituição também oferta capacitações de pós-graduação.

Rotina de estudos

No dia a a dia, você pode registrar suas anotações em aplicativos como Notion e Obsidian. Colocar essas informações online torna mais fácil encontrá-las, pois a maioria dos serviços é capaz de realizar buscas de forma precisa. Além disso, o Obsidian têm um ótimo recurso que permite observar, visualmente, todos os documentos relacionados (graph view; exemplo abaixo). Para isso, você deve adicionar etiquetas às anotações.


Todavia, os programas acima requerem uma curva maior de aprendizado para serem utilizados, ou seja, podem ser menos acessíveis para o público leigo. Há opções mais simples, como Google Keep e Simplenote.

Outra forma de organizar anotações é criar mapas mentais. O Canva liberou gratuitamente uma ferramenta para esse fim. Há diversas alternativas online, tais como Mindmup, Bubbl, Cmaptools, Coggle e Xmind.

Além disso, você pode elaborar cartões para revisar o conteúdo. Na internet, você pode criar seus próprios cartões de forma simples. Alguns dos serviços permitem, inclusive, consultar o material criado por outros estudantes. Algumas opções são: Quizlet, Cram e Brainscape.

Pesquisa acadêmica

Nos trabalhos de maior fôlego, como elaborar artigos ou o TCC, o primeiro passo será definir quais as características do estudo. Este link reúne vários tutoriais sobre métodos e técnicas de pesquisa.

Além disso, as faculdades geralmente realizam capacitações gratuitas e publicam online conteúdo educativo. Um deles é o Descomplica TCC. Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que disponibiliza acervo sobre elaboração de trabalhos acadêmicos, bem como realiza cursos online. Com direito a certificado!

Quando você inicia o processo de coleta de dados, a inteligência artificial pode facilitar sua busca. Por exemplo, precisa encontrar referencial teórico sobre determinado assunto? O Inciteful é uma mão na roda. Ele identifica trabalhos científicos similares a sua pesquisa.

Outro ótimo recurso é o Consensus. Trata-se de um buscador que entrega apenas resultados baseados em evidências. Para isso, vasculha exclusivamente artigos científicos.

Há outras soluções. OA é especialista em encontrar artigos cujo acesso é liberado. Já o ResearchRabbit apresenta os resultados de forma visual (vídeo abaixo). Você pode conferir, por exemplo, as redes formadas pelos autores.

Para realizar um trabalho mais robusto, é necessário pesquisar fontes em outras línguas. Desconhecer outros idiomas não é desculpa. O Deepl faz um excelente trabalho de tradução.

Após encontrar tantos dados, é necessário organizá-los. Recomendo o Mendeley e o Zotero (imagem abaixo). São ótimas ferramentas para gerir citações e catalogar a bibliografia com a qual está trabalhando. São especialmente úteis para quem está realizando revisões.


Serviços complementares

Acaso tenha dificuldade para adequar o texto à formatação da ABNT, há recursos online para esse fim. Menthor e Mettzer são algumas das alternativas.

Concluída a escrita, é necessário contextualizar as informações com palavras-chaves. Entretanto, nem todos os descritores que encontramos abaixo dos resumos dos artigos são adotados plenamente. Para descobrir os termos realmente utilizados pela comunidade acadêmica, visite decs.bvsalud.org.

Depois desse trabalho todo, você está cansado. Mas ainda precisa criar a apresentação. A Inteligência Artificial pode lhe ajudar. Alguns dos serviços que criam slides automaticamente são Gamma, Beautiful, Slidesai (possui compatibilidade com o Google Slides), MagicSlides e Tome.

Imagem via Flickr