Comunicação / Marketing

Atuo como jornalista (em especial, tecnologia, sustentabilidade e economia criativa), gestor de presença digital e no desenvolvimento de projetos de comunicação multidisciplinares.

Meu trabalho é orientado pela sinergia de valores. Para além da divisão off e online, é necessário atentar para as características do cliente, do público-alvo e do canal da mensagem. Abaixo, conheça alguns dos serviços que ofereço.

Gestão de ambientes digitais: análise (interesses do seu público; como a empresa e os concorrentes são percebidos), planejamento de presença (que canais utilizar, qual o conteúdo adequado, características da dinâmica do relacionamento nas novas mídias etc.), criação de conteúdo (atualização de blogs e redes sociais; online), seeding (divulgação em ambientes de nicho) e gerenciamento de comunidade;

Elaboração e desenvolvimento de projetos especiais e publicações segmentadas (custom publishing): definição de meios e formatos digitais adequados, elaboração de ações criativas, redação de conteúdo específico e manutenção de newsletters, landing pages e publicações customizadas (brand content), atentando para a linguagem específica do meio (webwritting);

Curadoria de conteúdo (content hunt): seleção de informação para publicação online (blog, twitter, facebook, tumblr etc). Notícias divulgadas em outros sites, virais e informações em primeira mão podem ser compartilhados nos perfis mantidos pelo cliente (content quality e engagement);

Curso de Media Training: Prepara o cliente para construir um bom relacionamento com os jornalistas e os veículos de comunicação. Proporciona conhecimentos sobre a rotina do trabalho jornalístico e técnicas de entrevista adequadas à linguagem de cada meio (impresso, rádio, TV etc.);

Curso de comunicação empresarial: Treinamento que busca implementar conceitos de comunicação para a instituição, bem como observa a importância do relacionamento profissional com os públicos estratégicos. Em especial, a capacitação indica a forma adequada de conversar com clientes e fornecedores.

Consumer Insights

Minhas raízes são locais, mas meu olhar mira o mundo: Seja nos projetos coletivos ou nas iniciativas próprias, sigo identificando tendências culturais e de comportamento, cobrindo as novidades da cultura pop, selecionando as melhores faixas de bandas independentes, saudando filmes e mostras artísticas.

A observação atenta de manifestações culturais é o ponto de partida para análises mais amplas, permitindo acompanhar com atenção o comportamento dos jovens. Isso se traduz em orientações assertivas para as empresas.

Como analista de tendências, transformo essas práticas emergentes em insights que buscam a aproximação entre consumidores e empresas.

Outras trilhas

A música faz parte da vida. Por isso, também atuo como sound stylist, atividade que consiste em achar o tom ideal de ambientes diversos. É o acompanhamento sonoro que embala experiências em lojas, restaurantes, trilhas de eventos etc.

Há outros caminhos. Atuando como consultor musical, oriento no desenvolvimento da autêntica voz da empresa, descobrindo como ritmos podem ajudar na comunicação corporativa. Sound branding, igualmente chamado de sonic branding ou audio branding, é uma das estratégias que podem ser adotadas.

Esse processo também pode alcançar parcerias externas, como apoiar eventos musicais e esportivos, desenvolver parcerias com músicos ou propagar ações digitais (oferecer downloads gratuitos em sites corporativos é um exemplo).

São desdobramentos naturais da minha atividade como DJ, prática que exerci durante mais de dez anos e que agora migrou para o ciberespaço.

Sala de imprensa

Inovação na informação — A nova comunicação corporativa [Artigo publicado no Diário do Nordeste]

Coluna Vertical S/A (O Povo)

Coluna Comunicado (Diário do Nordeste)

Coluna Target (Diário do Nordeste)

MARKETING DE EVENTOS | Setor movimenta negócios e fortalece marca das empresas (Diário do Nordeste)