Apresentação


Esse site é o “guarda-chuva” dos meus projetos online. Multifacetada, minha presença digital engloba produção original, elaboração de tutoriais, curadoria de conteúdo, gestão de comunidades e prestação de serviços.

No topo do site, você encontra conteúdo para facilitar sua vida (saiba mais sobre life hacks). Há guias introdutórios que indicam como utilizar métodos criativos, orientações sobre como ser produtivo, estratégias que auxiliam os estudos, sugestões de como cultivar o hábito de ler, dicas de apps, dentre outros. 

Também publico informação que dialoga com o calor dos acontecimentos, como notícias sobre iniciativas inovadoras, análises de tendências que emergem, experiências inspiradoras e reflexões sobre minha jornada. As atualizações mais recentes do projeto são sinalizadas no centro da página inicial. 

Tutoriais

Nesse site, compartilho o que vou assimilando. E COMO vou aprendendo. O espaço lança luz sobre vários temas, mas sempre com enfoque propositivo. 
Sempre fui curioso. Gosto da sensação de ir dormir sabendo mais do que quando acordei. Não se trata de vaidade intelectual. Saber como ferramentas funcionam e entender a dinâmica que me circunda me ajudam a compreender os porquês da vida. Aliás, esse espaço surgiu de uma pergunta que me fazem constantemente: como você consegue? 
Ter interesses múltiplos é algo que me acompanha desde pequeno. Minha vida avança em muitas frentes. Não sou workaholic, porém. Já fiz três faculdades ao mesmo tempo. Mas também já atuei como DJ. Eu simplesmente aprecio manter corpo e mente ativos. Claro, sem prejudicar a saúde física, mental e emocional. O autocuidado é uma preocupação diária.
Notícias
Divulgar experiências criativas, sem respeitar fronteiras temáticas ou territoriais, é outro grande objetivo desse espaço. A inovação não combina com limites: o intercâmbio de insights e culturas promove o surgimento de novas ideias. “Maior que o infinito é a encomenda” (Manoel de Barros).
Apesar de buscar a multidisciplinaridade, isso não representa falta de foco. Mira-se além do óbvio: o filtro destaca novos conhecimentos, valores e experiências que abraçam o novo, ou que reinventam saberes.
Evita-se a redundância ao perseguir tendências e inovações que traduzam formas de (re)pensar o mundo e comportamentos que provocam transformações. Para isso, realizo um trabalho de curadoria que seleciona o que é mais relevante (dicas, opiniões, links…) sobre economia criativa, inovação, cultura, sustentabilidade e bem viver. Sempre que possível, lançando luz sobre as conexões desses diversos campos.
Outra meta é propor caminhos para manter um estilo de vida com alinhamento entre corpo, mente, espírito e terra. E uma das premissas para isso é repensar nossa relação com a tecnologia. A presença digital embaralha vida pessoal, diversão, estudo e trabalho. Tudo misturado, o tempo todo. Aplicativos de comunicação nos tornaram disponíveis “full time”. O corpo nos alerta dos excessos: ansiedade, problemas cardíacos, insônia, estresse… A conexão constante está cobrando um preço muito elevado.
Porém, antes de condenar a internet, é importante frisar que, assim como outros aspectos da vida, a presença online pede equilíbrio. Além disso, é importante ir além do pensamento binário. Tradição x inovação? Não seria possível aproximar esses dois conceitos? A vida conectada cria desafios à qualidade de vida, mas também aponta soluções. Por isso, procuro compreender todo o cenário. O objetivo é ir além dos problemas e apontar caminhos alternativos. O ambiente digital, inclusive, é propício para isso.
O cientista Michael L. Dertouzos afirmou que “nós cometemos um grande erro há 300 anos, quando separamos tecnologia e humanismo. É hora de colocá-los juntos novamente.” Persigo a mesma premissa.
Editorial
A busca por equilíbrio orienta o ritmo de atualizações da página. Em sintonia com a Slow Web, esse projeto opta por uma comunicação sem pressa, o que propicia examinar os fatos com mais atenção. Isso permite contextualizar a informação, ter uma noção de perspectiva. Para não se perder entre tantas novidades, é necessário ter um posicionamento crítico: criar critérios baseados em relevância, e não apenas no efeito novidade. Do contrário, estaremos dando destaque a modismos, esquecendo de abordar os assuntos realmente interessantes.
Ou seja, esse projeto não busca apenas o furo de reportagem: a cobertura pós-noticiosa tem relevância. Nada de hard news. Seguindo esse caminho, há alguns conceitos e manifestações que silenciam por aqui. O apego a convenções ultrapassadas não tem vez. Comportamentos infames tampouco: o cinismo não é bem-vindo, bem como outras práticas com as quais geralmente mantém proximidade: ironia, sarcasmo e deboche.
Social
Ao invés de monólogo, diálogo. Busco criar conversas duradouras, e não apenas propagar ações próprias ou autoelogio. E nada melhor para puxar conversa que bom conteúdo. Por isso, o papo prossegue nas mídias sociais. O objetivo é agregar conteúdo à conversa que acontece na comunidade criativa, destacando o que há de mais relevante na rede, como recomendações de leitura, cursos, eventos e oportunidades profissionais. Para me encontrar, acesse https://linktr.ee/charlescade360
Comunidades
Mantenho espaços coletivos em sites relacionamento, serviços de trocas de mensagens e grupos de e-mail.
Nesses ambientes, os indivíduos estão engajados e refletem sobre suas áreas de interesse. Faça parte de uma comunidade e troque dicas de notícias, eventos, oportunidades de emprego etc.