O café é associado a melhor desempenho intelectual e alta performance nas atividades físicas. Todavia, essas vantagens não seriam para todos, pois isso depende do perfil da pessoa, se ela tem propensão a desenvolver algumas alterações, como hipertensão, dentre outros pontos, como veremos a seguir. 

Primeiro, consumir cafeína logo após abrir os olhos pela manhã não é o ideal. Há vários motivos. Um deles é que a bebida estimula a produção de cortisol, hormônio associado ao estresse que naturalmente têm picos pela manhã, mas que vai se dissipando ao decorrer do dia. Ao tomar café, ampliamos ainda mais a quantidade dessa substância. É por isso que muitos se sentem inquietos, irritados e sem foco durante o dia. 

E quando tomar? Alguns especialistas recomendam esperar uma hora. Outros estudos orientam tomar café entre-9h30-e-11h30, momento em que a quantidade de cortisol começa a decair.  

Além disso, não se deve tomar café em todos os momentos. Há quem recomende parar de ingerir a bebida às 14h, pois seus efeitos podem ecoar no corpo muitas horas depois de consumi-lo. Outros indicam beber café até cinco horas antes do horário que usualmente você dorme. 

Em relação à quantidade diária ideal, muitos fatores influenciam, como idade, o tipo de café (o expresso é bem mais forte que o coado) etc. Por isso, recomendo a leitura dessa matéria, que traz vários estudos sobre o tema. 

Imagem via Flickr